mutungo - meaning and definition. What is mutungo
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is mutungo - definition

Urucurgo; Orucungo; Oricungo; Uricungo; Rucungo; Ricungo; Berimbau de barriga; Berimbau-de-barriga; Marimbau; Bucumbumba; Bucumbunga; Macungo; Matungo; Mutungo; Aricongo; Rucumbo; Hungu; Berimbau de peito; Berimbaus
  • Caxixi, moeda (dobrão ou pedra) e baqueta

Mutungo         
m.
Pequena árvore africana, de fôlhas simples, glabras, brevemente estipuladas, e flôres hermaphroditas.
mutungo         
sm Berimbau.
Marimbau         
m. Bras.
Peixe marítimo, provavelmente o mesmo que marimbá.

Wikipedia

Berimbau

O berimbau(português brasileiro) ou hungo(português angolano), também conhecido como berimbau de peito em Portugal e hungu na África, é um instrumento de corda com origem em Angola e tradicional da Bahia. É também conhecido entre os angolanos como m'bolumbumba, e utilizado pelos quimbundos, ovambos, nyanekas, humbis e khoisan. No sul de Moçambique, tem o nome de xitende.

Este instrumento foi levado pelos angolanos escravizados para o Brasil onde passou a ser utilizado para acompanhar a dança/luta/esporte acrobático chamado capoeira.

O instrumento é tema de uma canção popular do violonista brasileiro Baden Powell de Aquino, com letra composta por Vinícius de Moraes. Considerado um dos maiores percussionistas do planeta, o músico Naná Vasconcelos, de Pernambuco, especializou-se em instrumentos de origem africana, em especial o berimbau, inclusive expandindo a sua técnica. Preservado na Bahia até o presente, o berimbau sempre foi um suvenir no estado, vendido aos turistas muito mais como adorno que como instrumento — colorido e enfeitado, bem diferente daquele que os capoeiristas utilizam.[carece de fontes?]